Tuberculose.... e a literatura

Hoje é dia 24 de março. Dia mundial do combate à tuberculose.
As primeiras vezes em que ouvi falar dessa doença, foi lá nas aulas de literatura nos primeiros anos escolares (5ª série em diante).
Descobri que praticamente todos os poetas escritores morreram jovens por causa da tuberculose.. Castro Alves, Alvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e tantos outros.. Lendo algumas obras desses poetas/escritores   podemos saber, que não só a paixão , o amor platônico mas também a doença os influenciou e os inspirou para escrevessem contos , poesias...
Dama das Camélias * Marguerite personagem acometida pela doença.

Opera de Puccini* Mimi também sofre pelo mal da tuberculose
Também me recordei de um conto que li em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental, sobre a história de um rapaz que recebe uma chamada de uma moça que tinha uma tosse tímida de quem tinha contraído essa doença. A ligação foi por engano, mas ela continuava a discar o numero dele... E a história segue...Infelizmente, não tenho na memória  o nome do conto e nem mesmo o autor, mas saberei como encontrar o livro e atualizarei esse post dando crédito ao autor e a história... :)
Robert Koch
Enfim...a data de hoje, embora não seja comemorativa, é uma data importante porque foi em um 24 de março que Robert Koch , médico alemão, descobriu o bacilo da tuberculose.
Ele fez a parte dele, agora cada um faz a sua...
Cuidem-se !

Diva de Montalbán

Instagram